Alienação Parental, quem é o mais atingido?

Alienação Parental

Autora: Adriana Cavalcante

A Síndrome da Alienação parental é um termo usado para designar a situação em que pai ou mãe, avós ou qualquer outra pessoa que mantenha vínculo com a criança, tente prejudicar o relacionamento que esta mantém com uma das partes. Uma das formas mais comuns da alienação parental acontecer é quando se fala na desqualificação da conduta do genitor que mantém a guarda da criança, ou até mesmo a negação de que este genitor seja de fato pai ou mãe do individuo.

O alienador, ou seja, a pessoa que pratica essa ação age de forma vingativa. Esse desejo de vingança pode estar associado a situações de rompimento da vida conjugal, onde uma das partes não consegue se desligar do outro, desencadeando assim um processo de destruição, desmoralização e descrédito em relação ao ex-cônjuge.

A Lei nº 12.318, de 26 de agosto de 2010, dispõem sobre o que é considerada alienação parental, e quais as medidas que podem ser tomadas em relação a isso, e quais as penalidades para quem pratica. Conforme a gravidade do caso será aplicada advertência, multa, ou até mesmo a perda da autoridade parental.

Com isso, o filho acaba sendo utilizado como instrumento de agressividade para ferir outrem. Para o alienador, as ações praticadas só afetam a outra parte, e nem se cogita estar fazendo mal a criança que fica em meio a essa violência. As vítimas dessa síndrome são mais propensas à instabilidade nos relacionamentos quando adultas, depressão, pânico e ansiedade.

Portanto, é dever da família promover e manter a integridade física, moral e psicológica da criança, e não a expor a ambientes nocivos, de agressividade e hostilidade. Cabe a cada um manter a ordem para que o crescimento e desenvolvimento dessa criança seja pleno e saudável.

Fonte: Adriana Cavalcante. Alienação Parental, quem é o mais atingido? SOS Serviço Social. Publicado 23 de abril de 2013. Disponivel em: <http://sosservicosocial.com.br/s/?p=58>. Acesso 10 de Maio de 2013.

1 Response to “Alienação Parental, quem é o mais atingido?”


  1. 1 Eliana Furtado 11 de Maio de 2013 às 12:01 am

    olá amigos, com a alienação parental todos se ferem mas com certeza o menor ou adolescente é o mais atingido.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Bem-vindo! O que acessar aqui?

Blog Couto Lex's de utilidade pública, com informação especializada. Contém orientações essenciais sobre a temática na área jurídica e outras considerações transdisciplinares. Para facilitar o seu contato e esclarecer dúvidas sobre o assunto, veja abaixo um sumário dos assuntos já abordados nos posts.

Siga o Blog Via Facebook

Parceiro do Blog

 HG Couto Consultoria Publicações Eletrônicas

HG Couto Consultoria Publicações Eletrônicas

Macetes Esquematizados para Concursos Públicos

Anuncie aqui

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.